Hospital Alemão Oswaldo Cruz

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz foi construído sobre bases firmes desde 1897 e vem fazendo história ao desenvolver com habilidade especial, o fortalecimento da tradição com os olhos fixos na evolução. O resultado é auspicioso: 96 mil m2 de área construída, Corpo Clínico com médicos e especialistas respeitados, além de uma das melhores assistências do país.

Sua missão está comprometida com as necessidades de Saúde da população, voltada para um atendimento integral, individualizado e qualificado, e orientada para o desenvolvimento científico através do ensino e da pesquisa.


Responsabilidade Social

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz apresenta como um dos seus objetivos levar adiante os ideais dos fundadores alemães que, desde o início , sustentam o compromisso com a sociedade e com a saúde brasileira, buscando promover melhorias social e no atendimento, sem distinção, à comunidade.

A intenção é aproximar as políticas públicas das práticas da iniciativa privada, compartilhando soluções e aprimorando uma parceria em benefício do Sistema Único de Saúde. Comprometido com essa missão o Hospital Alemão Oswaldo Cruz criou a Organização de Saúde (OS), que reflete a crescente preocupação com a responsabilidade social, a partir da vontade de intensificar o relacionamento junto aos órgãos públicos e preencher a lacuna existente em questões de investimentos e de operacionalização nas instituições de saúde pública. Dentro desse contexto, somos um dos hospitais de excelência certificado pelo Ministério da Saúde, ação dirigida ao fortalecimento do Sistema de Saúde que em parceria ao PROADI-SUS (Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde) desenvolve projetos que envolvem gestão, pesquisa, capacitação, incorporação de tecnologia e assistência.

Entre nossas expertises está a do bem administrar, assim como, um diferencial em nosso modelo assistencial e de gestão. Portanto, nosso desejo é compartilhar esta experiência para o desenvolvimento do SUS.

Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS)

O Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) é uma ação do Ministério da Saúde (MS) dirigida ao fortalecimento do SUS em parceria com hospitais filantrópicos de qualidade reconhecida, como o Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Essa parceria reflete o comprometimento com a melhoria da qualidade das condições de saúde da população brasileira mediante transferência, desenvolvimento e incorporação de novos conhecimentos e práticas em áreas estratégicas para o sistema.

Baseadas em temas prioritários determinados pelo MS, as instituições parceiras apresentam projetos a serem executados em um período de três anos nas seguintes áreas: estudos de avaliação e incorporação de tecnologia, capacitação de recursos humanos, pesquisas de interesse público em saúde e desenvolvimento de técnicas e operação de gestão em serviços de saúde.

O programa segue a orientação constitucional apoiada no tripé da universalidade, integralidade e equidade do SUS.



Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS)

A Faculdade de Educação em Ciências da Saúde reúne a experiência de um corpo docente com profissionais de competência reconhecida, oferecendo formação acadêmica dentro de uma instituição de saúde de excelência - o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, instituição fundada em 1897.

Os programas de Graduação, Pós-graduação Lato Sensu e Extensão são desenvolvidos articulando teoria e prática, promovendo a participação ativa dos alunos no seu próprio desenvolvimento. A moderna infraestrutura conta com salas de aula com recursos multimídia, laboratórios de informática, laboratórios de práticas assistenciais, centro de simulação realística, auditório, biblioteca com base de dados online e assessoria técnica em pesquisas bibliográficas. Além disso, todas as instalações do complexo hospitalar estão disponíveis para as atividades de ensino, pesquisa e extensão da FECS.


INNOVATIV - Laboratório de Educação Conectada

A constituição da INNOVATIV teve seu início em 2012 a partir da estruturação de um sistema de gestão, com fluxos, processos e instrumentos instrucionais, para a produção de conteúdo, desenvolvimento e oferta de cursos na modalidade on-line, voltados para profissionais da área de saúde.

A INNOVATIV - Laboratório de Educação Conectada é composta por uma equipe multiprofissional com formação em diferentes áreas, com experiência em desenvolvimento e gestão de mídias na modalidade on-line ou híbrida (presencial e on-line).

Objetivo

  • Produzir conteúdo EaD;
  • Desenvolver e implementar cursos EaD;
  • Capacitar docentes e tutores na aplicação de tecnologias educacionais para o aperfeiçoamento das práticas educativas inovadoras.

Contexto Educacional

As ações formativas ocorrem nos cursos da Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS), da Escola Técnica de Educação em Saúde (ETES) e junto aos projetos da Sustentabilidade, por meio da parceria do HAOC com o PROADI-SUS, junto ao Ministério da Saúde.

Público

Diferentes profissionais que têm interesse ou atuam na área da saúde, seja no setor privado ou público.

Abordagem Pedagógica na Educação a Distância

Enfoque educacional pautado na aprendizagem do adulto e na construção ativa do conhecimento, a partir de situações desafiadoras aplicadas à realidade, com reflexão individual e troca de experiência coletiva.

Plataforma do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

A Innovativ utiliza a plataforma MOODLE (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment) para oferta de seus cursos e atividades formativas. É um sistema de gerenciamento de ensino e de aprendizagem, que possibilita a criação e a administração de cursos na Web.

Conteúdo dos Cursos

É elaborado por profissionais especializados, com sólida experiência na área da saúde.

Coordenadora da INNOVATIV

  • Débora Schuskel​​

Equipe

  • Barbara Torres Gonçalves - Administrador AVA​​
  • Jorge dos Santos Duarte - Administrador AVA​​
  • Lucas Santos Mathias - Administrador AVA​​
  • Rafael Fernando Alfieri - Administrador AVA​​
  • Rafael Santana Santos - Administrador AVA
  • Jeferson Araujo de Oliveira​​ - Analista Audiovisual​​
  • Vitor Hiroshi Pereira​​ - Analista Audiovisual​​
  • Adriélly Saron Alves Silva Lopes - Analista EaD​​
  • Aline Almeida Simões - Analista EaD
  • Gicelma Rosa dos Santos - Analista EaD​​
  • Katia Cristina Torcatto - Analista EaD​​
  • Kelly de Lira Gonçalves Machado - Analista EaD
  • Mariana Aparecida Campos Dias - Analista EaD
  • Rafael Vilares de Souza - Analista EaD​​
  • Camila Ferrarini Soares - Designer Instrucional​​
  • Daniel Tschiar dos Santos - Designer Instrucional​​
  • Paulo Henrique Ferreira Batalha - Designer Instrucional​​
  • Romulo Eduardo Ambar Lins - Designer Instrucional​​
  • Thiago Cezar Macete - Designer Instrucional​​

Última atualização: terça-feira, 13 dez. 2022, 09:18