Plataforma de apoio à Assistência Farmacêutica na Atenção Básica/Atenção Primária à Saúde (AB/APS)
Introdução

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e do Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Atenção Primária em Saúde (SAPS) e do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), buscou unir esforços e ampliar o apoio aos municípios brasileiros, fundamentalmente, neste momento em que o país atravessa a pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19).

Em virtude da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) relacionada ao novo Coronavírus (SARS-CoV-2), tem sido necessária a reorganização de processos de trabalho e do atendimento aos usuários em farmácias e dispensários do Sistema Único de Saúde (SUS), assim como um posicionamento da Assistência Farmacêutica (AF) na contribuição ao enfrentamento dessa epidemia.

Diante disso, várias normativas, diretrizes e orientações têm sido publicadas, a fim de apoiar as ações e serviços de saúde frente a esse cenário, inclusive no âmbito da Assistência Farmacêutica. Em meio ao número crescente de informações, fez-se necessário disponibilizar para os gestores e profissionais da AF dos municípios, uma plataforma confiável, que centraliza informações oficiais e propicia a troca de experiências contribuindo para o enfrentamento dessa situação emergencial, sem precedentes no país.

A plataforma de apoio à Assistência Farmacêutica na Atenção Básica/Atenção Primária à Saúde (AB/APS) no enfrentamento ao Coronavírus (COVID-19) pretende contribuir para a melhor organização dos serviços farmacêuticos, fornecendo informações confiáveis e com respaldo cientifico.

Objetivo

Apoiar os municípios brasileiros no enfrentamento a pandemia do COVID-19, em relação as ações da Assistência Farmacêutica Atenção Básica/Atenção Primária à Saúde, por meio da disponibilização de documentos oficiais do âmbito sanitário e da saúde e disponibilizar orientações aos gestores e profissionais que atuam nos serviços farmacêuticos da AB/APS.

Público-Alvo
  • Gestores e profissionais (nível médio e/ou técnico e nível superior) que atuam na Assistência Farmacêutica da AB/APS;
  • Membros do Grupo Técnico de Trabalho da Assistência Farmacêutica da rede COSEMS/CONASEMS.
Vídeos
Navegue:
Ana Paula Pinho - Diretora Executiva da Responsabilidade Social HAOC


Wilames Freire - Presidente do Conasems


Olivia Medeiros - Coordenadora Geral de Doenças Crônicas e Controle do Tabagismo DEPROS/SAPS/MS


Plataforma da Assistência Farmacêutica no enfrentamento ao CORONAVÍRUS
Inscrição

Como acessar a plataforma:

  • 1. Inscreva-se CLICANDO AQUI
  • 2. Após a sua inscrição você receberá um e-mail de confirmação com os seus dados de acesso (usuário e senha) e o endereço de acesso a plataforma. Este e-mail pode demorar alguns minutos para ser enviado, não esqueça de verificar o recebimento em sua caixa de entrada, SPAM ou lixo eletrônico.
  • 3. A liberação do acesso será realizada em até 24 horas (úteis) após a finalização da sua inscrição.

Ajuda rápida:

  • Como solicitar o reenvio do e-mail de confirmação de inscrição CLIQUE AQUI
  • Como recuperar os meus dados de acesso? CLIQUE AQUI
  • Precisa de mais ajuda? Acesse a nossa CENTRAL DE AJUDA CLICANDO AQUI

Links úteis:



Last modified: Wednesday, 1 July 2020, 3:17 PM