Programação

  • Fortalecimento da Função Gestora das Secretarias Estaduais de Saúde na Consolidação do SUS

    O Fortalecimento da Função Gestora das Secretarias Estaduais de Saúde na Consolidação do SUS é um projeto que visa apoiar as Secretarias Estaduais de Saúde (SES) no fortalecimento do planejamento, monitoramento e avaliação das políticas públicas de saúde e na Governança Regional das Redes de Atenção à Saúde (RAS). Neste triênio (2024-2026) o projeto atenderá a dois objetivos específicos.

    O primeiro objetivo está relacionado à oferta de suporte técnico-metodológico às equipes das SES na elaboração, monitoramento e avaliação dos instrumentos de planejamento do SUS.

    Já o segundo objetivo prevê o apoio técnico-metodológico às equipes das SES, tanto no nível central quanto regional, para aprimorar a atuação da gestão estadual na governança regional. Isso inclui o processo de implementação, monitoramento e avaliação do Planejamento Regional Integrado (PRI) e do Plano Estadual de Saúde (PES).

    Durante esses momentos, o apoio será realizado por meio de oficinas e reuniões presenciais e remotas, conduzidas pelos(as) facilitadores(as) do projeto em conjunto com os grupos de trabalho indicados pelos(as) secretários(as) de saúde estadual. Além disso, o projeto prevê atividades de educação permanente/continuada por meio da oferta de cursos em formato de educação a distância (EaD). Esses cursos online serão desenvolvidos com base em temas identificados pelas próprias secretarias como fundamentais para o desenvolvimento dos seus profissionais, na direção do aprimorar práticas e processos relacionados ao monitoramento e avaliação dos instrumentos de planejamento do SUS e na atuação na governança regional.