Quem Somos




A Unidade de Educação a Distância em Saúde (UNEADS), conta com plataforma MOODLE para a oferta de seus cursos de capacitação e de formação a distância de profissionais da área da saúde, com a sustentação teórica que promove o ensino e a aprendizagem inovadoras

Hospital Alemão Oswaldo Cruz

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz foi construído sobre bases firmes desde 1897 e vem fazendo história ao desenvolver com habilidade especial, o fortalecimento da tradição com os olhos fixos na evolução. O resultado é auspicioso: 96 mil m2 de área construída, Corpo Clínico com médicos e especialistas respeitados, além de uma das melhores assistências do país.

Sua missão está comprometida com as necessidades de Saúde da população, voltada para um atendimento integral, individualizado e qualificado, e orientada para o desenvolvimento científico através do ensino e da pesquisa.

Faculdade de Educação em Ciências da Saúde (FECS)

A Faculdade de Educação em Ciências da Saúde reúne a experiência de um corpo docente com profissionais de competência reconhecida, oferecendo formação acadêmica dentro de uma instituição de saúde de excelência - o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, instituição fundada em 1897.

Os programas de Graduação, Pós-graduação Lato Sensu e Extensão são desenvolvidos articulando teoria e prática, promovendo a participação ativa dos alunos no seu próprio desenvolvimento. A moderna infraestrutura conta com salas de aula com recursos multimídia, laboratórios de informática, laboratórios de práticas assistenciais, centro de simulação realística, auditório, biblioteca com base de dados online e assessoria técnica em pesquisas bibliográficas. Além disso, todas as instalações do complexo hospitalar estão disponíveis para as atividades de ensino, pesquisa e extensão da FECS.

Instituto de Educação e Ciências em Saúde (IECS)

O Instituto de Educação e Ciências em Saúde do Hospital Alemão Oswaldo Cruz contribui para a consecução da missão e dos objetivos estratégicos do hospital, como, também, para a excelência institucional e dos profissionais da saúde por meio da educação e da pesquisa em saúde, desenvolvidas pelas diferentes áreas e unidades do IECS.

Para cumprir com seus propósitos e crescimento, o IECS vem ampliando e aperfeiçoando sua estrutura física, equipamentos, recursos humanos e processos, além de suas parcerias nacionais e internacionais com as mais renomadas instituições de ensino do mundo, sempre com a premissa de que instituições como a nossa são feitas por pessoas e para pessoas, principalmente para aquelas que nos procuram para cuidarmos de sua saúde.

• Unidade de Educação em Saúde – responsável pelo programa de Educação Continuada, que abrange a realização de cursos de atualização, reuniões científicas, simpósios e outros eventos científicos.

• Residência Médica - por meio do Instituto de Educação e Ciências em Saúde, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz oferece Programas de Residência Médica em Medicina Intensiva, Anestesiologia e Endoscopia (este último com início em 2016). As especializações são destinadas a médicos ou portadores de diploma revalidado por universidade pública brasileira (para médicos estrangeiros). Nossa residência fornece bolsa-auxílio e segue as normas do CNRM.

• Unidade de Avaliação de Tecnologias em Saúde - voltada à análise de tecnologias novas ou emergentes para a área da saúde, estando sempre em constante produção de pareceres técnico-científicos, revisões sistemáticas, meta-análises e desenvolvimento de estudos metodológicos em medicina baseada em evidências.

• Unidade de Pesquisas em Saúde - desenvolve e executa ensaios clínicos, projetos de desenvolvimento tecnológico, pesquisas assistenciais e pesquisas epidemiológicas. Todos os projetos são avaliados pela Comissão Científica do IECS e pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital.

Sustentabilidade social

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz apresenta como um dos seus objetivos levar adiante os ideais dos fundadores alemães que, desde o início , sustentam o compromisso com a sociedade e com a saúde brasileira, buscando promover melhorias social e no atendimento, sem distinção, à comunidade.

A intenção é aproximar as políticas públicas das práticas da iniciativa privada, compartilhando soluções e aprimorando uma parceria em benefício do Sistema Único de Saúde. Comprometido com essa missão o Hospital Alemão Oswaldo Cruz criou a Organização de Saúde (OS), que reflete a crescente preocupação com a responsabilidade social, a partir da vontade de intensificar o relacionamento junto aos órgãos públicos e preencher a lacuna existente em questões de investimentos e de operacionalização nas instituições de saúde pública. Dentro desse contexto, somos um dos hospitais de excelência certificado pelo Ministério da Saúde, ação dirigida ao fortalecimento do Sistema de Saúde que em parceria ao PROADI-SUS (Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde) desenvolve projetos que envolvem gestão, pesquisa, capacitação, incorporação de tecnologia e assistência.

Entre nossas expertises está a do bem administrar, assim como, um diferencial em nosso modelo assistencial e de gestão. Portanto, nosso desejo é compartilhar esta experiência para o desenvolvimento do SUS.

Unidade de Educação a Distância em Saúde (UNEADS)

A Unidade de Educação a Distância em Saúde (UNEADS), vinculada à Faculdade de Educação em Ciências da Saúde do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, é composta por uma equipe multiprofissional com formação em diferentes áreas, com experiência em planejamento, desenvolvimento e gestão de mídias na modalidade a distância ou bimodal (presencial e a distância), buscando sempre promover soluções inovadoras para o aperfeiçoamento dos profissionais que atuam na área de saúde.

Última atualização: sexta, 9 Mar 2018, 08:30